Para quem devo reclamar quando receber um Spam?

  • Muitas vezes, sabemos que é difícil identificar a real origem do Spam. Devido aos seus objetivos serem sabidamente errôneos, os spammers utilizam-se de inúmeros artifícios para enviar suas mensagems sem serem devidamente identificados. Podendo ser através de máquinas mal configuradas, que permitem que terceiros as utilizem para enviar os e-mails, aonde a reclamação para a rede de origem do Spam servirá mais para alertar os seus responsáveis dos problemas com suas máquinas do que localizar o Spammer. 
  • Outra sugestão é ao enviar o e-mail de reclamação para os responsáveis pela rede, envie também uma cópia pata mail-abuse@nic.br. Desta maneira o NBSO pode manter dados estatísticos sobre a incidência e origem de Spams no Brasil e, também, identificar máquinas mal configuradas que estejam sendo abusadas por spammers. 
  • Uma dica importantíssima é nunca responder a um Spam ou enviar um e-mail solicitando a remoção da lista. Normalmente, este é um dos métodos que os spammers utilizam para confirmar que um endereço de e-mail é válido e realmente alguém o utiliza.